Pinóquio: Curiosidades sobre a nova versão de um clássico

Pinóquio: Curiosidades sobre a nova versão de um clássico

A nova versão de Pinóquio já está disponível no Disney+. A produção é dirigida por Robert Zemeckis (vencedor do Oscar®) e reconta a adorada história do boneco de madeira que embarca em uma aventura eletrizante para se tornar um menino de verdade. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a produção:

Um elenco cheio de estrelas

O vencedor do Oscar® Robert Zemeckis dirige o live-action com Andrew Miano, Chris Weitz, Robert Zemeckis e Derek Hogue como produtores do filme. O elenco é composto por: Tom Hanks, que estrela como Gepeto, o entalhador que constrói e cuida de Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) como se ele fosse seu próprio filho; Joseph Gordon-Levitt como o Grilo Falante, que serve como guia e “consciência” de Pinóquio; Cynthia Erivo como a Fada Azul; Keegan-Michael Key como João “Honesto”; Lorraine Bracco como Sofia, a Gaivota; e Luke Evans como o Cocheiro.

Se tem Luke Evans, tem música!

Quando Luke Evans foi escolhido para interpretar o Cocheiro, era natural que escrevessem também uma canção para o veterano das comédias musicais interpretar. Ballard explica: “É uma música toda relacionada ao personagem de Luke Evans coletando crianças da rua para levá-las à Ilha dos Prazeres. Ele basicamente está vendendo à Pinóquio a ideia do porquê eles precisam ir para a Ilha. Esse é um número divertido, e mais uma vez faz parte da narrativa da história”.

Diferente do clássico de 1940

live-action apresenta novos personagens, reviravoltas no enredo, humor, ação e outras surpresas para encantar toda a família do século XXI. “Usamos a versão Disney de 1940 como modelo e esboço para nossa história de 2022. A versão live-action segue praticamente a mesma aventura que o Pinóquio segue na versão animada. Modernizamos a narrativa porque havia um tipo diferente de ritmo nos filmes há 60 anos do que há agora, mas basicamente mantivemos o espírito, o tom e o tema do primeiro filme”, explica o diretor Robert Zemeckis.

Nova trilha sonora

A animação possui músicas clássicas e memoráveis ​​de Leigh Harline e Ned Washington, como: “When You Wish Upon a Star“, “I’ve Got No Strings” e “Hi-Diddle-Dee-Dee (An Actor’s Life for Me)”. Para o live action, Alan Silvestri e Glen Ballard, indicados ao Oscar®, compuseram e colaboraram em novas músicas originais. O produtor Chris Weitz diz: “O Pinóquio de 1940 ganhou dois Oscars® – pela trilha sonora e pela música original – e, por isso, era importante conseguir a melhor equipe possível para recriar a música. Não só Alan e Glen prestam homenagem ao filme clássico, mas eles também fizeram novas e emocionantes canções originais para trabalharem ao lado de Bob Zemeckis”.

Fada Azul canta “When You Wish Upon a Star”

Foi decidido logo no início, quando Zemeckis e Weitz estavam escrevendo o roteiro, que a personagem da Fada Azul cantasse “When You Wish Upon a Star” ao invés do Grilo Falante, como é na animação. Eles acreditavam que fazia sentido do ponto de vista da história tê-la cantado, pois era ela quem faria o desejo se tornar realidade. Além disso, seria uma oportunidade fantástica para uma artista musical extremamente talentosa como Cynthia Erivo fazer o que se tornou a música-tema da Disney em algo próprio.

Mais uma colaboração de Tom Hanks com Zameckis

Estrelando como o personagem Gepeto, o ator Tom Hanks se reúne com o diretor Robert Zemeckis pela quarta vez em Pinóaquioapós trabalharem juntos em Forrest Gump (1994), que lhe rendeu um Oscar® de Melhor Ator, assim como Náufrago (2000), também indicado ao Oscar®, e O Expresso Polar (2004).

Tom Hanks pediu o papel

Fiquei sabendo que Bob [apelido do diretor] estava circulando em torno de Pinóquio. Esperei um pouco e, após um tempo, perguntei a ele: “Você realmente vai dirigir Pinóquio?” Ele disse que sim, então eu avisei: “Se você não tem um Gepeto e quiser fazer algo comigo, me avise”. Bob é um desses cineastas que não faz algo que já foi feito antes. Ele sempre tem que fazer algo em que possa brincar com o processo criativo. Ele nunca me desafiou com algum tipo de tarefa que é totalmente nova no processo de filmagem – em grande parte, como fez em Pinóquio.

Tom Hanks

Gepeto canta

“Pensamos que precisávamos pelo menos de uma canção para Tom, e de fato foi um ponto importante da história. Você vê uma fotografia de um jovem enquanto Gepeto está criando o boneco que vai se tornar Pinóquio. Então faz sentido pensar que ele sente falta da criança perdida na foto, por isso escrevemos ‘When He Was Here with Me’ para revelar sobre o que está faltando na vida de Gepeto e para que o público entenda porquê ele é solitário. Tom canta e atua, e é profundamente emocionante”, conta o compositor Glen Ballard.

Imagens: Disney+

Comentários

%d blogueiros gostam disto: