“Le Château de la Belle au Bois Dormant” reabre após 1 ano de restauração

“Le Château de la Belle au Bois Dormant” reabre após 1 ano de restauração

Um dos castelos mais incríveis já criados pela Disney, Le Château de la Belle au Bois Dormant, ou Castelo da Bela Adormecida em bom português, finalmente reabriu completamente após um ano de restauração.

Embora o Castelo da Bela Adormecida já tenha passado por vários pequenos reparos nas últimas três décadas, esta é a primeira grande reforma desde sua inauguração em 1992. O castelo, que foi construído de acordo com o patrimônio cultural europeu que inspirou os filmes da Disney, passou por reformas que eram tão significativos quanto aqueles realizados em monumentos históricos.

Por estar localizado na Europa, cercado centenas de castelos reais, o castelo da Disneyland Paris precisou ser muito mais verdadeiro do que seus companheiros dos parques americanos. Por isso quando o castelo precisa de manutenção… ela não é uma simples reforma. A Disney trouxe os maiores especialistas em restauração de construções históricas do continente europeu para realizar o minucioso trabalho, e o resultado ficou espetacular.

Tracy Eck trabalha como Diretora de Arte do Walt Disney Imagineering Paris – Design & Show Quality. Ela supervisionou este projeto, em colaboração com as equipes responsáveis pelas obras de renovação da Disneyland Paris. “Foi a primeira vez que empreendemos algo tão monumental. Certos efeitos foram até melhorados para que a estrutura do castelo seja ainda mais resistente nos próximos anos”, disse ela. “Demorou quase um ano para concluir essas obras dentro do parque com todas as equipes. Pintores, eletricistas, douradores, artesãos encarregados dos telhados … Era uma colmeia de atividade.”

Um dos pontos curiosos é que a restauração aconteceu em mais de um lugar. Como o parque teoricamente estaria aberto durante todo o processo (ele acabou fechando por conta da pandemia), o planejamento da obra incluiu a reconstrução de partes do castelo em diferentes ateliês pela França, essas peças eram então transportadas para a Disneyland Paris e instaladas com um guindaste durante a noite.

A Disneyland Paris tem uma longa história de colaboração com artesãos franceses e europeus para construir e cuidar das várias decorações dos seus parques. Para realizar com sucesso este projeto de grande escala, respeitando o design e o nível de detalhe que fazem a reputação do resort, as equipes da Walt Disney Imagineering Paris recorreram aos serviços de renomados especialistas franceses na área de restauração de monumentos históricos. Nove fornecedores – todos procedentes da França foram contratados para realizar as obras, principalmente na área de carpintaria, telhado, pintura e serralheria.

Alguns dos fornecedores com quem tivemos a sorte de colaborar neste projeto trabalham apenas em monumentos históricos. Quando eles aceitaram essa trabalho, percebemos que eles viam nosso castelo como um monumento histórico que faz parte de nossa herança. Foi muito comovente.

Tracy Eck, Diretora de Arte do Walt Disney Imagine

Os Imagineers que criaram o Castelo da Bela Adormecida incluíram em todos os tipos de referências à França, sejam elas simbólicas – como os caracóis cobertos por uma fina folha de ouro que parecem estar tentando fugir dos cozinheiros franceses escalando as duas torres douradas – ou artística, com os jardins geométricos inspirados na tapeçaria “A Dama e o Unicórnio”, entre outras coisas.

O símbolo da Disneyland Paris é uma combinação entre a forma do Mont-Saint-Michel e a dos castelos das ilustrações das Très Riches Heures du Duc de Berry. Enquanto o padrão da telha é semelhante ao do Hospices de Beaune, a cúpula com vitrais do lado norte do castelo é inspirada naquela que fica no topo do Château de Chambord [Castelo de Chambord].

No interior, os pilares retorcidos em forma de árvore são inspirados nos que sustentam o deambulatório da igreja de Saint-Séverin em Paris, e as tapeçarias da Galerie de la Belle au Bois Dormant são autênticas tapeçarias de Aubusson, feitas especialmente para o projeto de acordo com o métodos tradicionais de mestres tecelões, que se beneficiam de um legado que se estende por mais de 500 anos.

Le Château de la Belle au Bois Dormant: números e curiosidades

  • O Castelo da Bela Adormecida tem 43 metros de altura.
  • Sua torre mais alta tem 16,8 metros de altura e pesa 15 toneladas.
  • Demorou 50.000 horas para restaurá-lo.
  • 19.900 telhas de ardósia foram projetadas e instaladas nos telhados usando 19.900 ganchos. Como resultado, 7,8 km de ardósias foram cortadas.
  • 41.200 folhas de ouro foram aplicadas pelos douradores à mão para dourar certas partes do castelo.
  • Foram necessárias entre 170 e 200 toneladas de andaimes para realizar essa grande obra de renovação.
  • As quinze lonas que cobriram os andaimes ao longo da duração das obras foram desenhadas pelo Walt Disney Imagineering Paris para permitir que os hóspedes continuem a tirar fotos perfeitas da Main Street, EUA, enquanto têm a impressão de que eles estavam em frente ao castelo real.
  • 1.200 litros de tinta foram necessários para pintar o castelo à mão.
  • O esquema de cores do Castelo da Bela Adormecida é composto por 14 tons de rosa.
  • Como todos os castelos da Disney, o Castelo da Bela Adormecida está voltado para o norte. Isso garante que o sol nunca passe por trás do castelo, permitindo aos hóspedes fotografá-lo a qualquer hora do dia na Main Street U.S.A.
  • É o único castelo da Disney no mundo que abriga um dragão, que é apenas um dos maiores personagens Áudio-Animatrônicos projetados pelo Walt Disney Imagineering. Tem 24 metros de comprimento e pesa mais de 2 toneladas.
  • Visto que a Disneyland Paris é o principal destino turístico da Europa, o Castelo da Bela Adormecida é o castelo mais visitado da Europa!
  • Um arco de pedra que liga a parte oeste do castelo à loja La Chaumière des Sept Nains ostenta o brasão da família Disney. Os ancestrais de Walt viveram na França, na Normandia, quando foi conquistada pelo rei inglês William I, mais conhecido na França como William, o Conquistador. O nome Disney é derivado da vila de Isigny-sur-mer que, por transformação, teria se tornado Isigny para ser anglicizado como “Disney”.
Imagens: Disneyland Paris

Comentários

%d blogueiros gostam disto: