
Encanto chega aos cinemas no dia 24 de novembro (e um mês depois no Disney+), mas a gente já tem algumas novidades do filme.
O filme se passa na Colômbia e conta a história de Mirabel e sua família extraordinária, na qual todos recebem um poder mágico da natureza, menos Mirabel. Só que quando o mundo corre perigo, Mirabel é a única que pode ajudar.
Os diretores Jared Bush e Byron Howard e a co-diretora Charisse Castro Smith deram mais detalhes sobre o filme ao Good Morning America, incluindo a descrição dos personagens principais:
- Mirabel (Stephanie Beatriz): Mirabel é uma jovem que Jared Bush descreveu como “imperfeita, esquisita e peculiar, mas também profundamente emocional e incrivelmente empática”, uma personagem que exigia uma atuação multifacetada. “Há tantos momentos improvisados no filme; tivemos muita sorte de ter alguém que poderia ser tão improvisado”, disse Bush. Castro Smith acrescentou: “Também foi traduzido para suas performances vocais. Ela tem momentos incrivelmente vulneráveis cantando, momentos incrivelmente engraçados cantando, não havia nada que ela não pudesse fazer.” Os pais de Mirabel, Julieta e Agustín, são dublados (na versão original, em inglês) por Angie Cepeda e Wilmer Valderrama, respectivamente. A atriz María Cecilia Botero dá vida à avó de Mirabel, ou Abuela.
- Isabela (Diane Guererro): Isabela é a irmã mais velha de Mirabel e, como tantos irmãos, elas têm um relacionamento complicado. “Isabela é inteligente, brilhante e tão perfeita que as flores desabrocham aos passos. Tudo o que ela tenta fazer é um sucesso, o que é o oposto da experiência de Mirabel nesta família”, disse Howard. “Ela está em uma família extraordinária onde todos são extraordinários, mas Isabela é extra-extra-extraordinária. É um conflito delicioso.” Para Guerrero, o desafio era interpretar, ao mesmo tempo, uma personagem adorável e um antagonista. “Diane acertou em cheio”, disse Bush com entusiasmo.
- Luisa (Jessica Darrow): Bush brincou que Luisa, a outra irmã de Mirabel, provavelmente tem “o maior bíceps da história da Disney!” “Ela é aquela em quem Mirabel confia”, explicou Castro Smith. “Ela é aquela da família que carrega todos os fardos e nunca reclama.” Castro Smith, que disse que Darrow era perfeita para o papel “porque ela é dura, mas também [pode ser] muito engraçada e vulnerável”, acrescentou que a canção da personagem é um dos destaques do filme. “É uma exibição visual louca”, observou Howard. “É simplesmente lindo e colorido, e Jess realmente o possui.”
- Pepa e Félix (Carolina Gaitán e Mauro Castillo): Pepa e Félix, tia e tio de Mirabel, são um casal enraizado em equilíbrio. Pepa é “excessivamente dramática, excessivamente emocional e, para melhor ou pior, seu dom mágico é que suas emoções controlam o clima”, disse Bush. “Vai de sol a granizo para neve e arco-íris … e o marido dela adora isso. Ele está lá apenas para se divertir!” Bush acrescentou que os dubladores eram “hilários juntos”. “Eles são uma combinação fantástica e divertida”, disse ele.
- Dolores (Adassa): Adassa fez de Dolores, filha de Pepa e Félix, uma “personagem de destaque”, disse Castro Smith. “Ela é aquela que é um pouco quieta, mas também conhece os segredos de todos”, ela continuou. “Lin [Manuel Miranda] se apaixonou pela personagem e abriu espaço para ela em algumas dessas canções.”
- Camilo (Rhenzy Feliz): O personagem de Camilo surgiu porque “estávamos interessados em um adolescente que ainda não sabia quem ele era e está experimentando várias personalidades diferentes”, disse Castro Smith, acrescentando que seu poder muda de forma. “Rhenzy é simplesmente perfeito”, ela continuou. “Ele era muito engraçado.”
- Antonio (Ravi Cabot-Conyers): “Nesta família incrível, quando você recebe seu presente mágico, o que vem junto é uma nova sala para você usar seus presentes. Como um membro da família que não ganhou um presente, Mirabel não saiu do quarto infantil, então ela está morando [lá] com Antonio, seu primo mais novo “, disse Bush. “Eles têm um relacionamento muito, muito doce e incrível. Ela é quase uma irmã mais velha para ele.” Bush acrescentou que Cabot-Conyers faz de Antonio “um personagem pelo qual as pessoas realmente vão se apaixonar”.

Lin-Manuel Miranda (Hamilton) assina a trilha sonora do filme e tentou criar o para ele seria um musical Disney latino-americano. Germaine Franco, que trabalhou na trilha de Viva — A Vida É uma Festa (2017), compôs o instrumental de Encanto, e junto com Miranda criaram algo único no inverso Disney, incluindo duas músicas integralmente em espanhol.