
No Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel, a arte está em toda parte, incluindo a música ambiente. Para o hotel mais exclusivo do mundo, uma playlist totalmente nova foi criada, a partir dos temas dos filmes da Marvel revisitados – ao estilo Chillhop, misturando hip-hop e jazz.
Até agora, você só podia ouvir no hotel em si, mas agora essa trilha também está disponível em formato digital, acessível nas principais plataformas de música. Uma oportunidade perfeita para descobrir a música Marvel como você nunca ouviu antes!
Do conceito à produção, tudo foi supervisionado pelo produtor musical Naveed Dezfoli. Ele nos conta mais sobre essa aventura única em uma entrevista disponibilizada pela Disneyland Paris:
Você pode nos contar um pouco mais sobre seu trabalho neste projeto?
Naveed Dezfoli: Fui responsável pela produção musical do hotel, intervindo em cada etapa do processo criativo. Isso inclui determinar as necessidades criativas do projeto e orientar nossa equipe de produtores e compositores do início ao fim.
Qual é o conceito musical do Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel?
N. D.: A música do hotel é uma homenagem à cultura e ao estilo de Nova York. O palco é, portanto, uma galeria de arte contemporânea, mas dedicada à Marvel. Para isso, produzimos mais de 75 minutos de música original para o saguão e corredores do hotel. Em essência, os temas da Marvel são revisitados em um estilo urbano e atualizado. Esta é a primeira vez que pegamos a música icônica de nossos filmes da Marvel e a apresentamos sob uma luz totalmente nova.

É uma verdadeira recriação!
N. D.: Este é o primeiro hotel dedicado à Marvel, por isso foi importante para nós produzirmos música que fosse fiel aos filmes e personagens da Marvel. Dito isso, não poderíamos usar as trilhas sonoras originais porque elas foram projetadas especificamente para os filmes. Sabíamos que tínhamos que adaptá-los à nossa experiência. O estilo Chillhop está intimamente ligado à cultura de Nova York. É uma nova abordagem ao hip hop e jazz, com padrões cativantes e até um pouco de humor às vezes. É por isso que parecia perfeito para nossos arranjos musicais.
Como você encontrou o tom certo para o Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel, que é um hotel e uma galeria de arte?
N. D.: Desde o início do processo, tivemos a sorte de poder ver os primeiros conceitos para o hotel e algumas das belas peças que seriam exibidas … pistas valiosas sobre o que precisava ser feito para a atmosfera musical do hotel

.
De Birocratic ao Cloudchord, passando por Pandrezz, Plusma, Stan Forebee e Tennyson, universos musicais muito diferentes se juntam neste álbum. Como você visualizou essa diversidade?
N. D.: O hotel apresenta o trabalho de mais de uma centena de artistas e eu achei isso particularmente fascinante. Uma fonte de inspiração muito forte veio dos quadrinhos, com suas cores ousadas e estilo gráfico. Eu sabia que a música, como forma e meio de arte, poderia desempenhar um papel semelhante e levar a já rica história do hotel ainda mais longe. Como os personagens da Marvel, representados em estilos visuais muito diferentes, o tema musical precisava ser tratado de uma maneira igualmente variada.
Como você selecionou os artistas que fariam parte do projeto?
N. D.: Fizemos parceria com renomados artistas e produtores de Chillhop que puderam trazer seu próprio som, estilo e identidade únicos para o projeto, ao mesmo tempo que aderiam aos temas musicais que todos nós conhecemos e amamos. A música é uma linguagem universal e, como forma de arte, tem o poder de reunir pessoas de todo o mundo. Por exemplo, o Cloudchord está sediado em Austin, Texas, e Stan Forebee em Melbourne, Austrália. Apesar da distância, eles colaboraram em uma releitura particularmente atraente do tema de Michael Giacchino para o Homem-Aranha: Longe de Casa. Birocractic, um produtor musical de Nova York, trouxe um toque hip-hop estiloso ao tema do Homem de Ferro de Brian Tyler. Então, sim, com certeza, o fato de nossos artistas viverem em países diferentes e virem de culturas diferentes contribuiu claramente para a riqueza e a diversidade de nossa história.

Como você trabalhou com eles?
N. D.: Nossa equipe de compositores e artistas ficou muito entusiasmada com este projeto, especialmente por já estarem familiarizados com o repertório da Marvel. Desde o início, a abordagem foi experimental. Como esses temas deveriam ser tocados de uma forma totalmente nova, estávamos explorando um território totalmente desconhecido, mas, ao mesmo tempo, queríamos que a música soasse como “Marvel”. Pegue o arranjo de Tennyson para o tema dos Vingadores: ele joga com o poder dessa trilha conhecida enquanto permanece fiel ao som muito experimental que é a assinatura da dupla canadense.
Como você escolheu os temas a serem adaptados?
N. D.: Como acontece com todos os nossos projetos, começamos fazendo uma extensa pesquisa, explorando os grandes temas da Marvel, como Vingadores de Alan Silvestri ou Wakanda de Ludwig Göransson. Queríamos envolver nossos artistas o mais cedo possível para que pudessem participar da escolha dos temas que seriam solicitados a reorganizar. Foi a visão deles que nos interessou. Por isso, era importante que eles fossem realmente apaixonados pelo material que iam trabalhar. Usamos muitos temas famosos, como o de Christophe Beck para o Homem-Formiga ou Tyler Bates para os Guardiões da Galáxia. Até tocamos nos diferentes temas do Homem-Aranha, a versão clássica da série de TV e a versão contemporânea de Michael Giacchino para Longe de Casa.
Que emoções você queria transmitir através da música?
N. D.: Como uma atração, queríamos mergulhar nossos visitantes no mundo da Marvel … fazer isso com os temas dos filmes era um imperativo criativo. Dito isso, não queríamos que os temas fossem muito visíveis. A experiência de um hotel ainda é diferente de uma atração, e a música deveria estar mais ao fundo. Queríamos que aumentasse a experiência, não fosse o foco das atenções. É disso que trata a versão Vingadores do Plusma. É feito de uma forma muito sutil, em contraste com a inclinação heroica do filme. É uma maneira totalmente nova de entender a música Marvel!
Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel Remixed está disponível nas plataformas Spotify, AppleMusic, YouTube Music, Itunes e Tidal.