“[..] Nem sempre acertamos.”, é admitindo seus próprios erros do passado que a Walt Disney Company pretende corrigir a maneira como representou e/ou deixou de representar grupos minoritários. Por isso a empresa anunciou a plataforma digital Reimanine Tomorrow (reimagine o amanhã, em português), que focará em dar voz às minorias e trabalhar a representatividade não só nas telas, mas nos mais diversos campos da empresa, incluindo a comunidade de fãs.
A criação da plataforma é um novo passo no comprometimento anunciado pela Disney em 2020 em tornar “inclusão” como um de seus pilares.
A ideia do Reimagine Tomorrow nasceu em 2019 como uma necessidade de criar um lugar onde as mais diversas vozes pudessem se encontrar, incluindo criadores, fãs, artistas, inovadores e parceiros de todo o mundo, e para que essa plataforma fosse sincera à razão de sua existência, a equipe de tecnologia e criação foi composta por uma diversidade de indivíduos. A expectativa é que todas as narrativas se sintam confortáveis de compartilhar o espaço digital da plataforma.
É importante notar que a Disney está encarando os erros que cometeu no passado, um exemplo claro disse é a retematização da atração Splash Mountain, que passará a contar a história da princesa Tiana ao invés de referenciar um filme que a própria Disney considera problemático.
A Disney não revela muito do conteúdo dessa nova plataforma, mas já podemos esperar pelo menos 3 músicas de artistas não-brancos, cujos bastidores dos clipes já estão no canal do YouTube da plataforma.
Estamos entusiasmados em apresentar Reimagine Tomorrow, um esforço que incorpora o compromisso de longa data da Disney com os esforços de diversidade, equidade e inclusão e ilumina o escopo de nossas aspirações. A plataforma digital Reimagine Tomorrow, que é acessível a nossos próprios funcionários, parceiros e fãs, irá evoluir à medida que avançamos em nossos esforços. Nossa intenção é garantir que cada pessoa veja a si mesma ou suas experiências de vida representadas de uma forma significativa.
Latondra Newton, vice-presidente sênior e diretora de diversidade da The Walt Disney Company.
