
Dando início à Semana das Princesas Disney, os fãs da princesa Tiana receberam um grande presente, uma conversa pra lá de especial com algumas da metes criativas por trás da história e do futuro da primeira princesa negra da Disney.
O especial (abaixo) foi divulgado no YouTube e traz Stella Chase Reese, proprietária o restaurante Dooky Chase’s e filha de Leah Chase, inspiração da história original da princesa Tiana; Carmen Smith, Vice-Presidente de estratégias inclusivas do Walt Disney Imagineering, e produtora executiva do projeto Tiana; Charita Carter, Produtora Senior do Walt Disney Imagineering, e responsável pelo projeto Tiana; e Marlon West, Supervisor de efeitos visuais do Walt Disney Animation Studios, incluindo a animação A Princesa e o Sapo (2009). A conversa entre essas importantes peças da construção da narrativa da princesa Tiana é mediada pelo repórter correspondente da ABC News Kenneth Moton, confira:
O vídeo foi gravado no restaurante Dooky Chase’s, a versão da vida real do Tiana’s Palace e o papo descontraído revela como a história da família Chase inspirou a animação e consequentemente o mundo. Leah Chase foi tão importante para a criação de Tiana, que John Musker, diretor do filme animado, criou uma arte em homenagem à mulher que lhe inspirou.

Mas a conversa também tratou do futuro, como anunciado no ano passado, a atração Splash Mountain está prestes a ser completamente reformada para receber o tal “Projeto Tiana” (nome final ainda não revelado) e o Walt Disney Imagineering vem trabalhando nessa proposta.
Para inspirar os imagineers envolvidos no projeto Tiana, a Disney convidou a artista local Sharika Mahdi para criar uma obra baseada na descrição da nova proposta da atração. O resultado final trouxe uma perspectiva mais autêntica para o projeto e uma gama de cores que não necessariamente está na animação original.

Os imagineers então colocaram a inspiração no projeto e criram uma nova arte conceitual para a atração, nela vemos Tiana, Naveen e Louis explorando os pântanos de Nova Orleans e a banda de animais que aparece na pintura de Sharika Mahdi ao fundo.
A narrativa da atração acontece depois da cena final do filme de 2009, e Tina leva os visitantes para uma experiência única do Mardi Gras, uma das datas mais importantes no calendário da cidade.

Para celebrar a ocasião e a importância da arte local para o futuro da princesa Tiana, a Disney realizou a doação de 50 mil dólares para o New Orleans Center for Creative Arts (NOCCA), um centro de capacitação que treina estudantes em gastronomia, dança, mídia, música, design, teatro e outras vertentes artísticas.

Além da atração que chegará ao Magic Kingdom e Disneyland nos próximos anos, a princesa Tiana também inspira a criação do bar The Bayou do navio Disney Wish, que começa a navegar em 2022.
