
A Disney finalmente admite que a re-tematização da atração Splash Mountain pode levar muito tempo ainda, até anos.
Em entrevista para o podcast Theme Park Rangers, Melissa Valiquette, vice-presidente do Magic Kingdom, falou sobre a reforma da amada atração do parque que supervisiona. Segundo ela, os visitantes terão que ter paciência e dar um voto de confiança para a Disney:
Nossos vistantes terão que depositar um pouco de confiança em nós por um tempo, porque prometemos não decepcioná-los. Vamos entregar uma atração maravilhosa que é inspiradora, bonita e digna desta princesa, a Princesa Tiana.
Melissa Valiquette, vice-presidente do Magic Kingdom.
Melissa ainda afirma que o processo ainda está sendo muito discutido em várias reuniões e que projetos grandiosos como esse levam tempo e até anos para realmente se concretizarem.
Na época do anuncio (202) a Disney disse que já estava trabalhando no projeto há algum tempo, mas parece mesmo assim muita coisa ainda precisa ser decidida.
Entenda a mudança
A atual versão da atração Splash Mountain é baseada no filme de 1946 Song of the South ( A Canção do Sul no Brasil). O filme retrata a vida nas plantações no sul dos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana, quando a escravidão já tinha sido abolida nos Estados Unidos. E é aí que começa a polêmica entorno do filme, ativistas do movimento negro consideram o filme como uma grande ofensa aos negros americanos por transmitir uma imagem positiva da escravidão, já que no filme não fica claro que as personagens retratadas não são escravos.
O filme foi até escondido pela Disney e não está presente em nenhuma de suas plataformas de streaming. O único resquício do longa é a Splash Mountain, presente nos parques Disneyland (Califórnia), Magic Kingdom (Flórida) e Tokyo Disneyland (Japão).
Durante a crescente do movimento Black Lives Matter em 2020 a Disney foi pressionada a re-tematizar a atração por inúmeros abaixo-assinados online, já que publicamente a empresa diz apoiar a causa. Foi nesse momento que a Disney anunciou que já trabalhava na ideia antes mesmo da pressão popular, mas nenhum prazo foi dado para quando isso irá acontecer.