
O Disney Conservation Hero Award é um prêmio que reconhece o trabalho de ambientalistas e líderes comunitários que trabalham arduamente pela preservação e conservação da natureza ao redor do mundo. Anualmente o Fundo de Conservação Disney (DCF) reconhece o trabalho dessas pessoas e 20 novos heróis (como eles são chamados) foram adicionados a lista que já conta com mais de 200 recipientes do prêmio em mais de 50 países.
Confira os vencedores do Disney Conservation Hero Award 2020:

Calvin “Blacka” Fenton (Montserrat) – estudo da rã Mountain Chicken (Leptodactylus fallax), criticamente ameaçada.

Juan e Felipe Cuevas (Mexico) – desenvolvimento e capacitação em pesca sustentável para preservação de tartarugas marinhas.

Comandante Francis Legei (Quênia) – combate à caça ilegal e proteção de espécies ameaçadas de elefantes e rinocerontes.

Sarasota Dolphin Research Program, equipe (Estados Unidos) – manutenção do mais longo programa de estudo de golfinhos do planeta, desde 1970. O projeto já capacitou mais de 400 pesquisadores e estudantes em mais de 30 países.

Alex Ngabirano (Uganda) – conscientização e educação ambiental de comunidades em projeto de conservação de gorilas da montanha.

Le Van Hien (Vietnã) – líder comunitário que luta pelo fim da caça na floresta de Kim Bang e defensor do langur-de-delacour (Trachypithecus delacouri), espécie criticamente ameaçada.

Melvin Smith (Santa Lúcia) – naturalista que já identificou, sozinho, mais de 400 novas espécies de plantas na ilha caribenha de Santa Lúcia. Hoje Melvin trabalha no reflorestamento da faixa costeira de Sandy Beach.

Nelson Alvarez (Colombia) – Defensor dos saguis desde os 13 anos, quando se juntou ao projeto escolar Proyecto Tití. Nelson se tornou um importante líder comunitário que trabalha na conscientização e educação ambiental.

Murthy Kantimahanti (Índia) – Proteção da serpente cobra real (Ophiophagus hannah), a maior espécie venenosa do mundo, que infelizmente sofre com a caça decorrente de surperstições e tradições de comunidades locais.

Maurice Wanjala (Quênia) – proteção do Grou-coroado (Balearica regulorum) em comunidades do entorno da reserva nacional Saiwa Swamp.

Rahul Dutta (Índia) – programador de software que deixou o escritório para se dedicar ao combate do tráfico e caça animal. Suas contribuições já ajudaram projetos de conservação de rinocerontes, tigres e leopardos.

Ephantus Mugo (Quênia) – educação ambiental em escolas (estudantes e professores) para formação de defensores de espécies como a Zebra de Grevy, rinocerontes e hienas.

Eleanor Osgood (Estados Unidos) voluntário que trabalha com educação embiental para conservação de aves em ambiente urbano (Los Angeles).

Brad Rumble (Estados Unidos) – diretor escolar na periferia de Los Angeles que criou um jardim de mais de 400m2 em sua escola para educação ambiental, o sucesso foi tanto que a ideia começou a ser replicada em vários outros lugares dos Estados Unidos.

Emerson Narciso Neves (Moçambique) – defensor da biodiversidade marinha e costeira, Emerson capacita líderes comunitários em turismo e pesca sustentável para manutenção de espécies de tubarões, baleias, tartarugas, raias e outros.

Tsewang Namgail (Índia) – líder comunitário que trabalha na conscientização de fazendeiros para proteção de leopardos das neves.
Land of the Snow Leopard Network, projeto (Ásia) – Programa de conservação de leopardo das neves que engloba mais 100 membros em 12 países, incluindo comunidades indígenas.

Rungwa Human-Elephant Coexistence Team, equipe (Tanzânia) – trabalho na conscientização e vida harmônica entre as comunidades locais e a população de elefantes.

Okapi Conservation Project Agroforestry Team, equipe (Congo) – projeto que estimula a prática sustentável da agrofloresta que já acessora mais de 500 fazendeiros no entorno da floresta Ituri.

Tabah (Sumatra) – Combate ao tráfico e caça de tigres e elefantes dentro e no entorno da reserva nacional de Bukit Barisan Selatan (BBS).
Clique aqui para saber mais sobre os recipientes do Disney Conservation Hero Award 2020.