
Hoje eu decidi começar uma série de posts aqui no blog dividindo algumas dicas de viagem aos parques Disney. Nesse primeiro post, conto 10 erros que sempre vejo as pessoas cometendo ao visitar um parque Disney. Muitas dessas dicas também funcionam em outros parques da Disney, mas o foco desse post é o Walt Disney World (Orlando).
Não fazer um seguro de viagem

Eu sei que todos nós queremos economizar ao máximo quando estamos nos planejando para uma viagem, especialmente em viagens como Orlando que sempre acabam estourando o orçamento. Mas neste caso o barato pode sair muito caro. A Flórida é um lugar sujeito à ação de furacões e eles podem cancelar/atrasar sua viagem horas antes do embarque, o custo de acomodação e remarcação de passagens ou cancelamentos podem pesar no bolso.
Não baixar o app My Disney Experience

O aplicativo My Disney Experience pode salvar sua viagem. Hoje em dia, algumas experiências (ex. Rise of the Resistance) só podem ser acessadas por usuários do aplicativo. É muito simples e auto-explicativo para baixar e se cadastras no app. Lembre-se todos do seu grupo precisam ter uma conta Disney. Antes de sair de casa já deixe tudo pronto, cadastre todos e forme um grupo no app, isso facilitará as reservas de atrações, restaurantes e acesso aos quartos dos hotéis Disney.
Não planejar o gasto nas lojas Disney

Eu não estou falando em separar uma quantia X de dinheiro, mas de fato entrar do site shopdisney.com e ver todos os produtos que te interessam, já fazer o processo de decisão do que você quer, o que você consegue comprar e anotar os preços. Assim você já sai de casa sabendo o que vai comprar e o que vai gastar, muitas vezes vc vai perceber que o preço do mesmo produto online é diferente e você irá economizar se souber se conter na loja.
Não comprar cartão-presente Disney
Ainda ligado aos gastos durante a viagem, sempre procure por cartões-presentes Disney no site shopdisney.com e em lojas como Walmart e Target, às vezes você encontrar descontos de 5% ou até 10% nesses cartões. Pode não parecer muito, mas eles acabam valendo muito a pena no fim da viagem. A Disney inclusive aceita esses cartões para restaurantes e contas dos hotéis.
Eles também são ótimos para ensinar os pequenos a gerenciar seu próprio dinheiro. Dê um cartão para cada criança e explique eles têm somente aquele valor para usar nas férias e que precisam usar com cuidado. Isso ajudará toda hora que você sair de uma atração e cair dentro de uma loja com zilhões de coisas eles vão querer levar pra casa.
Pagar preço cheio

Sempre consulte a página de ofertas da Disney em português e inglês (algumas promoções não são traduzidas no site em português, mas não são restitas para compras fora dos Estados Unidos). Nunca pague o preço cheio em hotéis Disney, sempre é possível algum tipo de promoção. A única vez que o preço cheio pode fazer sentido é quando a Disney oferece um plano de refeições (Disney Dining Plan) grátis, mas mesmo assim é bom fazer as contas.
Esquecer de descansar

Se tem uma coisa que todo mundo sabe sobre viagens Disney é que elas podem se tornar as mais estressantes da sua vida em um minuto. Eu sei que você vai querer fazer o máximo de coisas durante a viagem, mas acredite, se uma única pessoa do grupo (especialmente crianças) ficar exausta e mal-humorada, ela pode estragar a viagem de todos.
Conheça o seu grupo/família e os limites de cada um. Tente não afetar a rotina das crianças (refeições e horário de dormir, etc.). Depois de ficar 2h na fila para tirar uma foto do seu filho com o Mickey você não vai querer que ele sai chorando e mal-humorado.
Sempre inclua na sua programação dias de descanso entre os dias de parque, sua família irá agradecer.
Não valorizar o tempo

Tempo é algo extremamente importante em uma viagem ao Walt Disney World. Duas horas de parque pela manhã podem valer cinco horas durante a tarde, por exemplo. Pesquise para saber qual o melhor horário para visitar o parque que você pretende ir. Também explore opções como eventos noturnos ou horas extras pela manhã, esse tipo de adicional é pago a parte, mas pode valer a pena. Em alguns casos em um evento noturno de 4h você consegue ir no mesmo número de atrações que precisaria de 2 dias de parque com lotação normal.
Outro ponto que te economiza tempo são refeições com personagens. Ok elas são caras, mas coloque na ponta do lápis, você precisará comer de qualquer forma, e em uma refeição como essa você tira fotos e interagem sem pressa com cerca de 5 personagens. Em um dia de parque, encontrar 5 personagens pode significar algo entorno de 10h de fila. E o melhor é que essas refeições podem acontecer nos hotéis Disney (mesmo se você não estiver hospedado nele), ou seja, você não precisa de um ingresso de parque para ter acesso a esse tipo de atração, e pode fazer isso no primeiro/último dia de viagem ou em um dia que você dedique para descansar.
Não fazer reservas antecipadas

Se a comida é parte importante de uma viagem para você, não conseguir reservas nos melhores (não necessariamente mais caros) restaurantes do Walt Disney World pode ser uma grande decepção. Para evitar isso fique atento ao calendário, hóspedes dos hotéis Disney podem realizar reservas nos restaurantes do Walt Disney World com até 60 dias de antecedência (180 dias era o prazo antes da pandemia).
Os restaurantes mais disputados lotam durante essa janela de tempo, entre eles:
- Cinderella’s Royal Table
- Be Our Guest
- Oga’s Cantina
- Refeições com princesas
- Le Cellier
- ‘Ohana
- Art Smith’s Homecomin’
Não se familiarizar com os mapas
O app My Disney Experience pode ajudar aqui, mas é provável que a bateria do seu celular não aguente até o fim do dia, e alguns hotéis são gigantescos, com diversas paradas de ônibus do resort. Então sempre reserve um tempo para se familiarizar com o local, tanto o hotel, quanto o complexo Disney.
O Walt Disney World é duas vezes o tamanho de Manhattan, então leve isso em consideração no seu planejamento, principalmente se você for depender do transporte gratuito da Disney, Se deslocar de um ponto a outro pode levar uma hora ou mais, e não conseguir chegar no horário para um show pode decepcionar qualquer um. Já as reservas de restaurantes podem até te custar uma multa caso você não pareça no horário certo.

Não relevar os erros
Essa lista tem muitos erros que você pode evitar, mas muito provavelmente um ou outro irá acontecer, então o melhor a fazer é relevá-los, respirar fundo e mudar seu humor para um tom mais positivo.
Espero que essas dicas te ajudem na sua próxima viagem Disney. Se você tem mais dicas, deixe aí nos comentários, elas podem ajudar outras pessoas!