
Depois de cinco anos do parque Universal’s Island of Adventures dominar o topo da lista, o Magic Kingdom retorna soberano à primeira posição do ranking.
O único outro parque Disney que aparece na lista dos 10 melhores é o Animal Kingdom, já o EPCOT caiu bastante na lista (já que passa por extensa reforma com quase metade do parque fechado para obras de melhorias) e terminou fora dos 25 melhores do mundo.
Chama a atenção que parques como a Shanghai Disneland, Tokyo DisneySea e a Tokyo Disneyland não entraram na lista, mesmo sendo os parques temáticos mais populares da Ásia, junto com a Universal Studios Japan e a Hong Kong Disneyland.
A presença da Hong Kong Disneyland na lista foi outra surpresa, o parque vem enfrentando baixa nos visitantes desde a abertura da Shanghai Disneyland em 2016 e passou boa parte do último ano com seu castelo atrás de tapumes (reforma). Sem contar a crítica situação política que a região enfrenta, que já refletia em grandes prejuízos financeiros para o parque antes mesmo da pandemia.
Outro fato importante a se notar é a posição da Disneyland Paris, que ficou bem abaixo de seus principais concorrentes na Europa, como o Efteling e o Europa-park.
De modo geral a Universal, principal concorrente da Disney, se saiu melhor, todos seus parques aparecem na lista, até mesmo a Universal Studios Singapore, que não possui área do Harry Potter, carro-chefe dos parques da empresa.
Surpreende também a falta de parques da rede Six Flags, o Hershey Park e até o Chimelong Ocean Kingdom, um dos mais visitados do mundo em 2019.
Embora a lista do Trip Advisor esteja se tornando menos importância a cada ano, a ferramenta ainda é muito utilizada por turistas ao redor do mundo ocidental.
Confira a lista completa:
- Disney’s Magic Kindom – Estados Unidos
- Puy du Fou – França
- Universal’s Islands of Adventure – Estados Unidos
- Disney’s Animal Kingdom – Estados Unidos
- Universal Studios Florida – Estados Unidos
- Universal Studios Hollywood – Estados Unidos
- Tivoli Gardens – Dinamarca
- Dollywood – Estados Unidos
- Europa-Park – Alemanha
- Paultons Park – Reino Unido
- Disneyland – Estados Unidos
- Disney’s Hollywood Studios – Estados Unidos
- Efteling – Holanda
- Silver Dollar City – Estados Unidos
- Disney California Adventure Park – Estados Unidos
- The Milky Way Adventure Park – Reino Unido
- Universal Studios Singapore – Singapura
- Beto Carreiro World – Brasil
- Bay Beach Amusement Park – Estados Unidos
- Hong Kong Disneyland – Disneyland
- Disneyland Paris – França
- Universal Studios Japan – Japão
- Fun Spot America – Estados Unidos
- Adventure Island – Reino Unido
- Knoebels Amusement Resort – Estados Unidos
Será curioso ver como ficará essa lista no próximo ano, com os impactos da pandemia.