CONSEGUIMOS: Disney irá re-tematizar atração depois de pressão dos fãs

Como comentamos aqui no blog, fãs dos parques Disney ao redor do mundo se movimentaram em um abaixo-assinado pedindo que a Disney revisse o tema de uma das suas atrações mais populares, a Splash Mountain.

Baseada no filme de 1946 Song of the South ( A Canção do Sul no Brasil). O filme retrata a vida nas plantações no sul dos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana, quando a escravidão já tinha sido abolida nos Estados Unidos. E é aí que começa a polêmica entorno do filme. Ativistas do movimento negro consideram o filme como uma grande ofensa aos negros americanos por transmitir uma imagem positiva da escravidão, já que no filme não fica claro que as personagens retratadas não são escravos.

Essa impressão de uma imagem glorificada da escravidão negra nos Estados Unidos fez com que o filme fosse amplamente discutido e com que a Disney o retirasse de circulação e nunca lançado em VHS ou no Disney+.

Hoje a Disney anunciou oficialmente o projeto de re-tematização da atração para os parques Disneyland e Magic Kingdom. Princesa Tiana e seus amigos assumirão a tração e nos transportarão para a magia de Nova Orleans de um modo nunca visto antes. Essa é a primeira vez que a uma atração da Disney será centrada em uma personagem negra.

A história terá continuidade na atração, com Louis e Tiana se preparando para se apresentarem pela primeira vez no Mardi Gras.

Arte Conceitual: Disney

É realmente emocionante saber que a Princesa Tiana finalmente terá sua presença consolidada no Magic Kingdom e na Disneyland. Apaixonada como sou pelo que criamos. Eu sei que os fãs irão se surpreender. Os Imagineers estão nos dando o Mardi Gras ‘A Princesa e o Sapo’ que sempre esperamos, e eu mal posso esperar.”

Anika Noni, voz da Princesa Tiana.

No novo anúncio a Disney diz que a novo conceito da atração é mais inclusivo e que nasceu da necessidade de elevar a atração para o próximo nível e contar uma história mais relevante, conectando mais pessoas e refletindo a diversidade do público que visita os parques todos os anos.

Charita Carter é negra e é a Imagineer responsável pelo projeto. Segundo ela:

“Assim como a princesa Tiana, acredito que coragem e amor são os ingredientes chave para aventuras maravilhosas. Estou muito feliz de fazer parte do projeto que trará essa experiência cheia de diversão para nossos visitantes.”

O projeto ainda está em seus primeiros esboços e não tem uma data para de fato ser inaugurado, mas com o anúncio a Disney se compromete com o projeto, principalmente depois de perder tanto renda e cancelar outros projetos com a pandemia do coronavírus.

Com o anúncio somente a Tokyo Disneyland permanecerá com o tema atual da atração. Os parques japoneses não são operados pela Disney, apenas licenciados.

6 comentários em “CONSEGUIMOS: Disney irá re-tematizar atração depois de pressão dos fãs”

  1. Pingback: Tokyo Disneyland pode optar por nova temática para Splash Mountain – 1928 #CulturaDIS

  2. Pingback: Fãs se desesperam por produtos da Splash Mountain – 1928 #CulturaDIS

  3. Pingback: Loja da Splash Mountain é o lugar mais disputado na reabertura do Walt Disney World – 1928 #CulturaDIS

  4. Pingback: Incidente na Splash Mountain do Magic Kingdom – 1928 #CulturaDIS

  5. Pingback: Tokyo Disney Resort anuncia calendário de reformas – 1928CulturaDIS.com

  6. Pingback: Inclusão se torno prioridade nos parques Disney – 1928CulturaDIS.com

Comentários

%d blogueiros gostam disto: