
Com a crescente (e necessária) discussão entorno da discriminação racial, um petição online para a re-tematização da atração Splash Mountain ganhou força nos últimos dias.
Para entender essa discussão é necessário entender que a atração em questão é baseada no longa-metragem de 1946 Song of the South ( A Canção do Sul no Brasil). O filme retrata a vida nas plantações no sul dos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana, quando a escravidão já tinha sido abolida nos Estados Unidos. E é aí que começa a polêmica entorno do filme. Ativistas do movimento negro consideram o filme como uma grande ofensa aos negros americanos por transmitir uma imagem positiva da escravidão, já que no filme não fica claro que as personagens retratadas não são escravos.
Essa impressão de uma imagem glorificada da escravidão negra nos Estados Unidos fez com que o filme fosse amplamente discutido e com que a Disney o retirasse de circulação e nunca lançado em VHS ou no Disney+.
Na época o filme levou dois Oscars, um de melhor canção original por Zip-a-Dee-Doo-Dah; e um prêmio de honra pela atuação de James Baskett no papel do Tio Remus. O Filme foi extremamente revolucionário na época por misturar animação e atores reais e ganhou muita popularidade por isso também.
Hoje a única referência do filme na história da Disney é a atração Splash Mountain dos parques Disney. Embora ela não use a mesma história do filme, os personagens, cenários e a música vencedora do Oscar estão lá. Com o tempo a atração ganhou muitos fãs e uma imagem “dissociada” do filme que lhe deu origem, pelo menos para as mais novas gerações. Hoje ela é um dos principais atrativos do Magic Kingdom, Disneyland e Tokyo Disneyland
A petição pede que a Splash Mountain ganhe um novo tema, baseado na animação de 2006 “A Princesa e o Sapo”, história que traz a primeira e única princesa Disney negra. Pensando de forma prática a adaptação para a história da Tiana iria se encaixar no mapa da Disneyland, já que atração está próximo da área que retrata Nova Orleans e onde existe o restaurante da Princesa Tiana. Na Tokyo Disneyland também não seria muito trabalho retrabalhar a atração, já que ela está muito próxima da Fantasyland, área onde ficam concentradas as princesas Disney. Porém, a mudança não seria tão fácil no Magic Kingom, pois a atração está localizada em uma área que retrata o velho oeste americano. A solução então seria criar uma outra história que não esteja associada ao longa citado, pelo menos para Orlando.
De qualquer forma, eu concordo que já passou da hora da Disney abordar e trabalhar para resolver a questão.
Pingback: “Cast Members” dividem suas experiências com como negros nos Estados Unidos – 1928 #CulturaDIS
Pingback: CONSEGUIMOS: Disney irá re-tematizar atração depois de pressão dos fãs – 1928 #CulturaDIS
Pingback: Tokyo Disneyland pode optar por nova temática para Splash Mountain – 1928 #CulturaDIS
Pingback: Incidente na Splash Mountain do Magic Kingdom – 1928 #CulturaDIS
Pingback: Disneyland retira música vencedora do Oscar da trilha do resort – 1928CulturaDIS.com