
O primeiro passo é não se desesperar, o mundo todo está unindo forças para conter o vírus e que NÃO é mais letal que outros já conhecidos. Pânico não te ajudará em nada, lembre-se bala perdida, feminicídio, racismo e homofobia já mataram muito mais gente que o coronavírus.
Mas vamos aos fatos da viagem, você já pagou uma bolada por passagens, hotel, ingressos para os parques e, inteligentemente, seguro viagem, e agora está com medo dos seus planos irem por água abaixo, certo? Considerando que 4 parques da Disney já fecharam as portas, essa possibilidade existe, mas pense que se a empresa resolveu fechar as portas e perder milhões por dia é porque você realemte estará mais seguro em casa.
Casa caso é um caso e localização é um ponto muito importante quando se trata do Coronavírus. Os primeiros parques a fecharem as portas foram a Hong Kong Disneyland e a Shanghai Disneyland, ambos por estarem muito próximos do epicentro do problema e resolveram fazer isso para colaborar com o governo chinês na tentativa de conter o vírus. Um mês se passou e os parques do Japão, a Tokyo Disneyland e a DisneySea também concluíram que fechar os portões seria o mais correto, seguidos imediatamente pela Universal Studios Japan.
Como podemos ver os parques asiáticos foram os mais atingidos e se sua viagem é para lá, o primeiro a fazer é contatar seu agente de viagens ou ponto de venda por os 4 parques da Disney na Ásia estão oferecendo reembolsos. Mas se a suas férias são nos outros parques Disney é preciso ficar atento. No fim da semana passada o governo Francês pediu que pessoas evitassem conglomerações de mais de 5 mil pessoas, porém a Disneyland Paris não emitiu nenhum comunicado a respeito, pelo contrário, o evento da Marvel que vai acontecer do fim de março até o início de Junho foi confirmado durante o final de semana. Porém fique atento porque com o avanço da doença o parque pode fechar as portas a qualquer momento.
Já nos Estados Unidos, a chegada do vírus nos entornos dos parques é mais recente, tanto a Califórnia quanto a Flórida estão em estado de Emergência depois de terem casos confirmados do vírus. A Disneyland disponibilizou álcool gel em todos os pontos de alimentação de serviço rápido na tentativa de evitar contaminações nos parques.

Podemos notar que a postura da Disney tem sido de reembolsar os valores dos ingressos e hotéis em caso de fechamento, mas ainda existem outros gastos envolvidos em uma viagem, por isso é FUNDAMENTAL que você converse com seu agente de viagem e cheque as cláusulas do seu seguro de viagens para casos de epidemia/pandemia. Os voos são outro ponto importante na discussão já que diversas empresas aéreas estão cancelando voos por conta de restrições ou baixa demanda, mantenha-se informado do estado do seu voo e tenha sempre em mãos os contados de todos os prestadores de serviços envolvidos na sua viagem (hotel, transfers, tours, empresa aérea, etc.).
Eu evitaria vistar o Walt Disney World (Flórida) neste período e daria preferência para a Disneyland (Califórnia) pelo simples motivo de que Orlando atrai muitos turistas, cerca de 80% dos visitantes tornando praticamente impossível que você não cruze com alguém que venha de países onde o vírus tenha se espalhado de forma mais ampla. Já a Disneyland é um parque que recebe locais. apenas cerca de 20% dos visitantes vem de fora da Califórnia, onde o vírus está controlado.
Independente do destino da suas férias é fundamental que você mantenha uma dieta saudável para não debilitar seu sistema imunológico e mantenha rotinas básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos constantemente. De preferência procure um médico para avaliar seu estado de saúde antes de realizar a viagem, em especial para crianças e idosos.
Até o fechamento desse artigo os resorts Disney que ainda estão abertos são: Disneyland Resort, Walt Disney World Resort e Disneyland Paris Resort. Siga a gente nas redes sociais, assim que mais informações saírem iremos atualizar nossos perfis: Instagram, Facebook, Twitter.
Para mais informações no fechamento da Disneyland de Shanghai e Hong Kong CLIQUE AQUI.
Para mais informações no fechamento da Disneyland de Tóquio CLIQUE AQUI.